De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de 15 de Setembro de 2004, todos os estabelecimentos comercial que produzem, armazenam, transportam e comercializam alimentos de qualquer natureza são obrigados a seguirem procedimentos de Boas Práticas com o intuito de aperfeiçoar as ações de controle sanitário na área de alimentos visando a proteção à saúde da população.

A KIAN é uma empresa consolidada no segmento de treinamento e consultoria que estabelece a RDC 216, oferecendo as certificações obrigatórias de treinamento da equipe em boas práticas de manipulação de alimentos, desenvolvido por Nutricionista especializada em UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição).

  • Bianca

    Formada em 2005 pela PUC-PR no curso de nutrição e pós-graduada pela mesma instituição em Gerenciamento de Unidades de Alimentação e Nutrição, Bianca Cristina L. Krakauer sempre optou pela área de UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição).Atualmente é responsável pelo controle de qualidade nas melhores empresas do segmento de consumo de Alimentos de Curitiba.

    Hoje empresas que trabalham com alimentos, que contam com uma nutricionista com especialização em UAN,  traz muito mais segurança alimentar e confiabilidade aos seus clientes.

    O nutricionista de UAN precisa ter plenos conhecimentos sobre princípios administrativos, fazendo-se necessária uma abordagem sobre as funções administrativas que compõem o processo de gestão de empresas do ramo alimentício, como planejamento de operação e processos relacionados a manipulação de alimentos, estocagem e higienização. Também se faz necessário o domínio dos processos que ocorrem durante a produção dos alimentos e suas etapas de preparo.

  • As Principais atuações de um Nutricionista de UAN são:

    • Treinamentos para funcionários que são obrigatórios pela legislação em vigor, como boas práticas de manipulação e segurança alimentar;
    • Treinamento para conservação, limpeza e higienização de ambientes de produção e de consumo, equipamentos e alimentos;
    • Elaboração de fichas técnicas dos preparos, para melhor controle de gastos e precificação;
    • Consultoria em elaboração de layout em estabelecimentos alimentícios comercias e cozinhas;
    • Consultoria para aquisição ou renovação de alvará sanitário de acordo com a Vigilância Sanitária (RDC 216);
    • Consultoria na gestão de equipes operacionais e administrativas;
    • Elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que são manuais que descrevem todos os passos nas execuções de tarefas e procedimentos mantendo assim uma padronização mais uniforme nas atividades auxiliando assim na economia de recursos e maior controle sobre as despesas.